Website counter

quarta-feira, novembro 23, 2011

Estão a decorrer as VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe

Estão a decorrer, em Fafe, de 23 a 26 de novembro, na Sala Manoel de Oliveira, as VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe, subordinadas à temática "Património Material e Imaterial", organizadas pelo Cineclube de Fafe, em parceria com Município de Fafe.

Como já é tradição, estas mantêm um eclético programa dedicado à 7ª Arte. Os aficionados poderão assistir a sessões de cinema, ciclos de autor, palestras e mesas redondas ao longo desses cinco dias.

Assim, o programa iniciou, ontem, dia 23 de novembro, com o ciclo de Cinema dedicado à obra cinematográfica do realizador português Joaquim Sapinho, numa parceria com a produtora Rosa Filmes. Serão exibidos três dos seus filmes: “Corte de Cabelo” (dia 23 de novembro, 4ª feira às 21h30), “Mulher Polícia” (dia 24 de novembro, 5ª feira às 21h30) e “Diários da Bósnia” (dia 26 de novembro, sábado às 21h30). Sessões que decorrerão na Sala Manoel de Oliveira, com entrada gratuita.

Em destaque estará também a filmografia da realizadora Susana de Sousa Dias com a exibição do filme “48”, no dia 25, pelas 21h30, (filme sobre o período de ditadura em Portugal, distinguido em Paris com o Grande Prémio do festival Cinéma du Réel), e “Natureza Morta”, no dia 27, domingo, pelas 10h da manhã.

Após esta sessão de domingo terá lugar uma sessão de cinema dedicada ao público infantil, com início às 11h30.

O programa das VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe contempla também um espaço de debate e reflexão sobre o cinema e o audiovisual, aberto a todos, a decorrer no dia 26 de novembro (sábado), com a participação de personalidades do meio cinematográfico provenientes de Portugal, da Galiza e da Catalunha. A primeira mesa redonda, com início às 11h, será subordinada ao tema “De que forma é que o cinema e o audiovisual podem contribuir para o desenvolvimento regional e local?". A segunda mesa-redonda a realizar pelas 17h, será subordinada ao tema “Plataforma Luso-Galaica de Distribuição (Portugal, Galiza e Catalunha)".

Estas Jornadas apresentam ainda o lançamento do FAFE FILMS FEST, Festival de Cinema de Fafe de curtas-metragens no formato digital, aberto à participação de todos os realizadores (autores), subordinadas ao tema “Património Material e Imaterial” – temática das VI Jornadas – sendo que o presente ano funcionará no formato zero, ou seja experimental. Com esta iniciativa pretende-se também promover o diálogo e a reflexão entre especialistas, cineclubistas, professores, estudantes e demais interessados sobre temáticas de grande importância no contexto informativo e formativo das novas gerações, sensibilizando-as para a riqueza da memória coletiva.

Todas as sessões decorrerão na Sala Manoel de Oliveira e têm entrada gratuita. A não perder!

cineclubedefafe@gmail.com


Nenhum comentário: