quinta-feira, novembro 24, 2011
quarta-feira, novembro 23, 2011
Estão a decorrer as VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe
Estão a decorrer, em Fafe, de 23 a 26 de novembro, na Sala Manoel de Oliveira, as VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe, subordinadas à temática "Património Material e Imaterial", organizadas pelo Cineclube de Fafe, em parceria com Município de Fafe.
Como já é tradição, estas mantêm um eclético programa dedicado à 7ª Arte. Os aficionados poderão assistir a sessões de cinema, ciclos de autor, palestras e mesas redondas ao longo desses cinco dias.
Assim, o programa iniciou, ontem, dia 23 de novembro, com o ciclo de Cinema dedicado à obra cinematográfica do realizador português Joaquim Sapinho, numa parceria com a produtora Rosa Filmes. Serão exibidos três dos seus filmes: “Corte de Cabelo” (dia 23 de novembro, 4ª feira às 21h30), “Mulher Polícia” (dia 24 de novembro, 5ª feira às 21h30) e “Diários da Bósnia” (dia 26 de novembro, sábado às 21h30). Sessões que decorrerão na Sala Manoel de Oliveira, com entrada gratuita.
Em destaque estará também a filmografia da realizadora Susana de Sousa Dias com a exibição do filme “48”, no dia 25, pelas 21h30, (filme sobre o período de ditadura em Portugal, distinguido em Paris com o Grande Prémio do festival Cinéma du Réel), e “Natureza Morta”, no dia 27, domingo, pelas 10h da manhã.
Após esta sessão de domingo terá lugar uma sessão de cinema dedicada ao público infantil, com início às 11h30.
O programa das VI Jornadas de Cinema e Audiovisual de Fafe contempla também um espaço de debate e reflexão sobre o cinema e o audiovisual, aberto a todos, a decorrer no dia 26 de novembro (sábado), com a participação de personalidades do meio cinematográfico provenientes de Portugal, da Galiza e da Catalunha. A primeira mesa redonda, com início às 11h, será subordinada ao tema “De que forma é que o cinema e o audiovisual podem contribuir para o desenvolvimento regional e local?". A segunda mesa-redonda a realizar pelas 17h, será subordinada ao tema “Plataforma Luso-Galaica de Distribuição (Portugal, Galiza e Catalunha)".
Estas Jornadas apresentam ainda o lançamento do FAFE FILMS FEST, Festival de Cinema de Fafe de curtas-metragens no formato digital, aberto à participação de todos os realizadores (autores), subordinadas ao tema “Património Material e Imaterial” – temática das VI Jornadas – sendo que o presente ano funcionará no formato zero, ou seja experimental. Com esta iniciativa pretende-se também promover o diálogo e a reflexão entre especialistas, cineclubistas, professores, estudantes e demais interessados sobre temáticas de grande importância no contexto informativo e formativo das novas gerações, sensibilizando-as para a riqueza da memória coletiva.
Todas as sessões decorrerão na Sala Manoel de Oliveira e têm entrada gratuita. A não perder!
cineclubedefafe@gmail.com
segunda-feira, novembro 21, 2011
Fafe Films Fest
segunda-feira, novembro 14, 2011
25Anos, 25 Artistas: Inauguração
A exposição 25 Anos, 25 Artistas,comemorativa das “bodas de prata” do Cineclube de Fafe, abriu ao público nanoite de sexta-feira, 11 de Novembro, com a presença de parte dos artistas participantes. Concretamente, marcaram a sua presença nasessão César Taíbo, Fernanda Aguiar, Isabel Ferreira Alves, Júlio Cunha, Lourdes Magalhães, Manuel Meira Correia, Nuno Castelo, Ricardo Cunha, Santiagu e Vasco Carneiro.
A sessão contou com a presença do vereador da cultura Pompeu Martins e do presidente do Cineclube João Artur Pinto, além de amigos e cineclubistas.
Na altura própria, comeu-se saboroso bolo-rei e fez-se um brinde com champanhe, aos 25 anos da colectividade aniversariante, há muito uma instituição de referência no quadro da vida cultural da cidade, designadamente na vertente de dinamização do gosto pelo cinema, na organização de jornadas do audiovisual e na criação de novos públicos, a começar pelos escalões etários mais jovens, o estádio onde começa o futuro.
A colectiva (imperdível, pela variedade, pela riqueza e pela importância das obras expostas) vai manter-se patente na Casa Municipal de Cultura de Fafe, até ao dia 30 deste mês, no horário habitual.
Está duplamente de parabéns o Cineclube de Fafe: pela relevante iniciativa e pela auspiciosa efeméride!
Outras fotos, da lavra talentosa de Manuel Meira Correia:
terça-feira, novembro 08, 2011
quarta-feira, julho 20, 2011
CINEMA EM NOITES DE VERÃO
O programa”Cinema em noites de Verão” inclui a projecção de cinco filmes para diversos públicos:
27/07 – Juntos ao Luar, de Lasse Hallström
03/08 – Imparável, de Tony Scott
10/08 – Soldados da Fortuna, de Joe Carnahan
17/08 – Dia e Noite, de James Mangold
24/08 – Rio, de Carlos Saldanha
Em caso de mau tempo de mau tempo, os filmes são exibidos na Sala Manoel de Oliveira.
Não Faltes! todas as quartas-feiras no anfiteatro da Biblioteca Municipal.
sábado, maio 21, 2011
VAIS CONHECER O HOMEM DOS TEUS SONHOS
Sala Manoel de Oliveira 21h30 entrada: 2,50€
VAIS CONHECER O HOMEM DOS TEUS SONHOS
(You Will Meet a Tall Dark Stranger)
de Woody Allen, com Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Naomi Watts, e Josh Brolin
Comédia – 2010 – 97′ – M/12 (IMDB)
Dois casais, duas gerações, as mesmas crises conjugais. De um lado, Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones) que, depois de 40 anos de casamento feliz, se divorciam. Ele quer voltar a sentir a adrenalina da juventude e viver a sua vida; ela, humilhada e deprimida, encontra apoio numa vidente e a convence que não tardará até encontrar um novo amor. Do outro lado estão a filha de ambos, Sally (Naomi Watts), e o marido, Roy (Josh Brolin), que, apesar das aparências, também se encontram em rota de colisão: ela tem uma paixão secreta pelo patrão (Antonio Banderas), ele não pára de pensar numa vizinha arrebatadoramente sensual (Freida Pinto)…
http://youtu.be/pzo9_WDjvGA
sexta-feira, maio 20, 2011
quinta-feira, abril 14, 2011
terça-feira, fevereiro 15, 2011
O Segredo Dos Seus Olhos
Dia 23 de Fevereiro 2011 às 21h30 entrada:2,50€
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS de Juan José Campanella
Um crime ocorrido há 25 anos ficou indelevelmente marcado na vida e na mente de Benjamin Esposito (Ricardo Darín). Hoje, reformado do departamento da polícia e sem saber muito bem o que fazer aos seus dias vazios, ele é um homem cansado. Para preencher a sua vida com algo mais que solidão, Esposito decide escrever um romance a relatar os eventos que o ligaram a esse crime e como tudo o que ocorreu posteriormente foi alterado por esse trágico acontecimento. Agora, ao relembrar as circunstâncias do que aconteceu, avaliando todos os factores, todas as causas e todas as consequências, vai descobrir uma maneira de reescrever o passado e, quem sabe, o próprio futuro.
Realizado por Juan José Campanella ("El Mismo Amor, La Misma Lluvia ", "O Filho da Noiva", e das conhecidas séries Lei e Ordem e House), é um "thriller" sobre o amor e a vingança e como pequenas resoluções podem alterar a sequência de uma vida inteira.
Filme vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro 2010.