Website counter

sexta-feira, agosto 21, 2009

"Estivemos lá!"


Máquina RoyalEsta manhã, fomos ao cinema. A primeira sessão para crianças na Sala Manoel de Oliveira, no recuperado Teatro-Cinema de Fafe. Quando se volta a ter o que se perdeu em tempos, inevitavelmente damos-lhe mais valor. Quando disse aos miúdos que íamos ao cinema ver o «Hotel para cães» , eles dirigiram-se para a porta da garagem como sempre fazem.
- Não. Vamos a pé.
- Vamos a pé a Guimarães?
- Não. Vamos ao Cinema em Fafe.
Esta frase tão simples, demorou muitos anos para poder ser dita. E lá fomos os quatro ao cinema, ao Domingo de manhã. Um Domingo cheio de luz, com a nossa terra a tocar-nos de forma intensa. Quando regressámos, eu, que sou um tipo fora de moda, lá comentei:
-Estivemos na estreia desta sala. Daqui a uns anos havemos de recordar o momento com outro sabor.
Guardei o bilhete.
Depois, almoçámos com o João Pinto, quase eterno presidente do Cineclube e que continua a ser o grande responsável por haver bom cinema na nossa terra. Regressámos a casa com um espírito fora de moda, como se regressássemos ao século XIX.
Na verdade, não regressámos ao passado, mas colhemos dele a capacidade de nos espantarmos e de desejarmos o impossível. É que, às vezes, também se cumprem as utopias.




Nenhum comentário: