Website counter

quarta-feira, março 28, 2012

A DÍVIDA
Sala Manoel de Oliveira, dia 28 março (quarta-feira), às 21h30 - 2,50 €

Título original: The Debt; realizador: John Madden; Com: Helen Mirren, SamWorthington, Tom Wilkinson; Género: Drama, Thriller; Classificação: M/16 Outros dados: EUA, 2011, Cores, 113 min.

Em 1966, Rachel Singer, David Peretz e Stephan Gold, três jovens agentes do Mossad, conseguem capturar Dieter Vogel, apelidado de "cirurgião de Birkenau", um médico nazi responsável pela atroz desfiguração e morte de centenas de pessoas, que seria posteriormente transferido para Israel e julgado pelos seus crimes. Porém, ao tentar a fuga, ele é supostamente abatido e os três regressam a Israel onde são recebidos com louvor.
Trinta anos após o sucedido, Sarah (Romi Aboulafia), filha de Rachel e David, publica um livro onde relata a missão daqueles que foram sempre considerados heróis de uma nação. É então que é revelada a existência de um homem internado num hospital psiquiátrico ucraniano que afirma ser o verdadeiro "cirurgião de Birkenau", que todos julgavam morto.
A revelação põe em causa o sucesso de uma missão que se acreditou ser bem sucedida, assim como a credibilidade dos agentes e dos próprios serviços secretos israelitas. Agora, cabe a Rachel viajar até Kiev embusca de Vogel e, de uma maneira ou de outra, emendar os erros do passado.
Com argumento de Matthew Vaughn, Jane Goldman e Peter Straughan, uma história de espionagem com acção em dois tempos, realizada por John Madden ("A Paixão de Shakespeare"), num "remake"do filme de Assaf Bernstein. PÚBLICO

Nenhum comentário: