Website counter

sexta-feira, novembro 02, 2012

FAFE FILM FEST 2012


O FAFE FILM FEST – Festival de Cinema de Fafe 2012 –prossegue este ano com a sua segunda edição, devendo a inscrição a concurso ser feita até ao próximo dia 9 de Novembro. Os trabalhos selecionados serão apresentados nos dias 24 e 25 de Novembro, na sala Manoel de Oliveira, em Fafe, no âmbito das VII Jornadas de Cinema e Audiovisualde Fafe e II edição do FAFE FILM FEST.

A iniciativa, promovida pelo Cineclube de Fafe em parceria com o Município, pretende incentivar a produção e divulgação de curtas-metragens, a nível local nacional e internacional, sobre Património 
Material e Imaterial - temática das Jornadas de Cinema e Audiovisuais de Fafe.
Solici-te regulamento através do e-mail: cineclubedefafe@gmail.com




segunda-feira, outubro 08, 2012

quarta-feira, setembro 26, 2012

ALÉM DA ESTRADA NA SALA MANOEL DE OLIVEIRA

 
ALÉM DA ESTRADA
de Charly Braun
 
Sala Manoel de Oliveira | M/16 | 85 m. | 2010
 
Dia 26 Setembro 2012, às 21h30
 
Um jovem argentino parte para o Uruguai para conhecer um terreno deixado pelos seus falecidos pais. Santiago está num ponto de auto-descoberta. Nessa viagem apaixona-se por Juliette, uma jovem belga a quem dá boleia. Chegados a Punta del Este, o seu breve romance dissipa-se por entre a agitação social da glamourosa estância balnear. Santiago envolve-se com uma famosa jet-setter que conhecia anteriormente e Juliette desaparece. Mais tarde, Santiago percebe que só lhe resta embrenhar-se pelas montanhas e encontrar o seu futuro.Além da estrada, de Charly Braun, é exibido no âmbito do Ano de Portugal no Brasil e no Ano do Brasil em Portugal.
Realização: Charly Braun
Argumento: Felipe Sholl, Charly Braun
Direção de Fotografia: Pablo Ramos, Bruno Alzaga
Direção Artística: Agniezka Kuroslawski
Montagem: Fernando Coster, Charly Braun
Interpretação: Hugo Arias, Naomi Campbell, Esteban Feune de Colombi, Guilhermina Guinie, Jill Mulleady
Produção: Charly Braun, Lynxfilm, Waking Up Films
Coprodução: Patrick Siaretta

quinta-feira, setembro 13, 2012

A CASA DE ALICE


 

 

Dia 19 de Setembro de 2012
A CASA DE ALICE
(Integrado no Ano de Portugal no Brasil e no Ano do Brasil em Portugal)

Sala Manoel de Oliveira, às 21h30. M/16 | 92 m.


Neste exemplo de um olhar realista do cinema brasileiro somos convidados a entrar numa família brasileira da grande cidade. Na casa de Alice, manicure, casada e com três filhos, o quotidiano não é bonito. Ela atraiçoa o marido, um taxista que também é adúltero, e os seus filhos estão cada vez mais distantes. A mãe de Alice, com os olhos da experiência, observa tudo. O filme é um retrato de um pesadelo social brasileiro.

Ficha Técnica e Artística:

Realização: Chico Teixeira
Argumento: Chico Teixeira, Júlio Pessoa, Sabina Anzuategui, Marcelo Gomes
Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. (ABC)
Direção Artística: Marcos Pedroso
Cenografia: Valdy Lopes Ferreira
Montagem: Vânia Debs
Interpretação: Carla Ribas, Berta Zemel, Vinicius Zinn, Ricardo Vilaça, Filipe Massuia, Zé Carlos Machado
Produção: Patrick Leblanc, Zita Carvalhosa

quinta-feira, julho 12, 2012

A Invenção de Hugo
Abre o Program Cinema em Noites de Verão
Dia 18 de julho de 2012 | Às 22 horas
Local: Anfiteatro da Biblioteca Municipal
 

Cinema em Noites de Verão

No âmbito da 'Animação de Verão' do Município de Fafe, o Cineclube de Fafe, ao abrigo do protoclo estabelecido entre estas duas entidades, vai animar as noites da cidade com cinema ao ar livre. A proposta para este ano contempla a exibição de 5 filmes, numa programação diversificada e abrangente para os diversos públicos, com entrada gratuita.

As sessões decorrem no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Fafe, pelas 22 horas, todas as quartas-feiras, de 18 de Julho a 22 de Agosto.

Em caso de mau tempo, as sessões realizar-se-ão na Sala Manoel de Oliveira.

PROGRAMA
Julho
Dia 18 - A Invenção de Hugo, de Martin Scorsese
Dia 25 - Os Descendentes, de Alexander Payne

Agosto
Dia 1 - Guerra é Guerra, de McG
Dia 8 - Larry Crowne,de Tom Hanks
Dia 22 - Amigos Improváveis, de Eric Toledano e Olivier Nakache

terça-feira, maio 29, 2012

  Cineclube de Fafe exibe
"As Serviçais", de Tate Taylor
Sala Manoel de Oliveira 
dia 30 de maio| às 21h30

O filme retrata a história de três mulheres extraordinárias e muito diferentes no Mississippi durante os anos 60, que construíram uma improvável amizade em torno de um projeto secreto que quebra todas as regras sociais e as coloca a todas em risco. Desta inesperada aliança, emerge uma admirável irmandade, incutindo-lhes uma coragem para transcenderem os próprios limites, e a consciencialização de que às vezes esses limites existem para serem ultrapassados – mesmo que isso signifique que todos na cidade tenham de confrontar-se com os tempos de mudança.
VENCEDOR do Óscar de melhor atriz secundária (Octávia Spencer)
EUA, 2011, 146 min., M/12

Uma proposta cultural a não perder!

quarta-feira, maio 09, 2012

Cineclube de Fafe exibe o filme "Florbela"


Sala Manoel de Oliveira | dia 10 maio (quinta-feira) | às 21h30 | 2,50 €
Com a presença do realizador

 Florbela

Realizador: Vicente Alves do Ó | Com: Dalila Carmo, Albano Jerónimo, Ivo Canelas
Género: Drama | Classificação: M/12 | Outros dados: POR, 2012, Cores, 119 min.
Nascida a 8 de Dezembro de 1894, Florbela Espanca era uma mulher incomum e fora do seu tempo. O filme segue a sua história no período de crise literária, em que deixou de conseguir expressar-se através da escrita, por altura da morte de Apeles, o seu adorado irmão oficial da Aviação Naval, cujo hidroavião se despenhou no rio Tejo.
Depois da curta-metragem "Entre o Desejo e o Destino" e da longa "Quinze Pontos na Alma", o argumentista Vicente Alves do Ó regressa à realização com um filme que pretende homenagear uma das poetisas portuguesas mais relevantes do séc. XX.
O filme, protagonizado por Dalila Carmo, Ivo Canelas e Albano Jerónimo, teve o apoio do Ministério da Cultura - ICA, RTP, Câmara Municipal de Lisboa e Câmara Municipal de Vila Viçosa, tendo ainda uma versão para TV em três episódios. PÚBLICO

quarta-feira, abril 04, 2012

LINHA VERMELHA em Estreia Nacional na Sala Manoel de Oliveira



LINHA VERMELHA
ESTREIA NACIONAL
PRÉMIO MELHOR FILME PORTUGUÊS / FESTIVAL INDIELISBOA 2011

No âmbito da sua atividade cinéfila, o Cineclube de Fafe exibe, em Estreia Nacional, o Documentário Linha Vermelha de José Filipe Costa, vencedor do Prémio Melhor Filme Português no Festival IndieLisboa 2011.
A sessão terá lugar na Sala Manuel de Oliveira no próximo dia 12 de Abril (quinta-feira), pelas 21h30.
Este documentário constitui-se como um marcante foco sobre um período Revolucionário
Português importante, mostrando um pouco mais sobre o lado da Revolução dos Cravos.
Em 1975, o Alemão Thomas Harlam realizou o Documentário Torre Bela que retratava a ocupação de uma Herdade do Ribatejo, a Herdade do Duque de Lafões. Este filme veio a tornar-se um ícone importante no processo revolucionário Português.
Linha Vermelha, por sua vez, revisita esses mesmos protagonistas 37 anos depois, mostrando como Torre Bela continua ainda hoje a marcar a história de um período conturbado no nosso país.
Linha Vermelha pode ajudar-nos a relançar o olhar para um período único de libertação de energia cívica, de consciencialização política e capacidade de mobilização dos Portugueses, tornando-se por isso um filme essencial para o público em geral e para os estudantes em particular, atendendo a que aborda temáticas inseridas nos programas curriculares do Ensino Básico e Secundário.
Linha Vermelha mostra como Torre Bela continua hoje a marcar a história de um período
conturbado do país, mostrando uma outra faceta da Revolução dos Cravos.


Créditos:
José Filipe Costa realização
Paulo Menezes, Pedro Pinho, João Ribeiro fotografia
Olivier BlancRicardo Leal, Miguel Cabral, Helena Inverno som
João Braz montagem
Joana Gusmão, Nádia Sales Grade coordenação de montagem
Ana Isabel Strindberg consultadoria
João Matos, José Filipe Costa produção
Goethe Institut apoio
Instituto de Cinema e Audiovisual /Ministério da Cultura apoio financeiro
Co-financiado por RTP
Distribuição Terratreme
DOCUMENTÁRIO 90MIN. M/6

quarta-feira, março 28, 2012

A DÍVIDA
Sala Manoel de Oliveira, dia 28 março (quarta-feira), às 21h30 - 2,50 €

Título original: The Debt; realizador: John Madden; Com: Helen Mirren, SamWorthington, Tom Wilkinson; Género: Drama, Thriller; Classificação: M/16 Outros dados: EUA, 2011, Cores, 113 min.

Em 1966, Rachel Singer, David Peretz e Stephan Gold, três jovens agentes do Mossad, conseguem capturar Dieter Vogel, apelidado de "cirurgião de Birkenau", um médico nazi responsável pela atroz desfiguração e morte de centenas de pessoas, que seria posteriormente transferido para Israel e julgado pelos seus crimes. Porém, ao tentar a fuga, ele é supostamente abatido e os três regressam a Israel onde são recebidos com louvor.
Trinta anos após o sucedido, Sarah (Romi Aboulafia), filha de Rachel e David, publica um livro onde relata a missão daqueles que foram sempre considerados heróis de uma nação. É então que é revelada a existência de um homem internado num hospital psiquiátrico ucraniano que afirma ser o verdadeiro "cirurgião de Birkenau", que todos julgavam morto.
A revelação põe em causa o sucesso de uma missão que se acreditou ser bem sucedida, assim como a credibilidade dos agentes e dos próprios serviços secretos israelitas. Agora, cabe a Rachel viajar até Kiev embusca de Vogel e, de uma maneira ou de outra, emendar os erros do passado.
Com argumento de Matthew Vaughn, Jane Goldman e Peter Straughan, uma história de espionagem com acção em dois tempos, realizada por John Madden ("A Paixão de Shakespeare"), num "remake"do filme de Assaf Bernstein. PÚBLICO

terça-feira, março 20, 2012

Exibição do filme "TRAVAUX, ON SAIT QUAND ÇA COMMENCE..."

No âmbito do programa das III Jornadas Literárias de Fafe, e inserida na semana francófona evocada pelo Agrupamento Montelongo, será exibido o filme Travaux, on sait quand ça commence..., da realizadora Brigitte Roüan, sessão promovida pelo Cineclube de Fafe em colaboração com a Alliance Française de Guimarães. A sessão terá lugar na Biblioteca Municipal de Fafe, no próximo dia 21 de março, pelas 15h30 horas, tendo como público alvo os alunos do Agrupamento de Escolas de Montelongo.
Travaux, on sait quand ça commence...

Sinopse: Chantal Letellier é uma "mulher admirável". É advogada e nunca perde um processo. Profissionalmente é um ás, mas na vida privada é uma lástima. Divorciada, tem dois filhos adolescentes "mal educados na perfeição". Quanto ao amor, é o deserto total: não tem tempo. Mas, como o corpo precisa de ser contentado, Chantal cede aos avanços de um cliente. Só que o homem apaixona-se perdidamente e não a larga. Chantal decide fazer obras para tornar a sua casa inacessível e, assim, ver-se livre dele. Como se isso não bastasse, contrata um jovem arquiteto colombiano em situação irregular, para o qual acaba de obter um cartão de residente. Infinitamente agradecido, este vai remodelar-lhe a casa toda, com a ajuda de uma equipa de "trabalhadores clandestinos polivalentes". Ela não pedia tanto!
Classificação: M12 País: França Ano: 2005 Género: Comédia Duração: 95m
Argumento e Realização: Brigitte Roüan
Interpretação: Aldo Maccione, Carole Bouquet, Jean-Pierre Castaldi

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Oscars 2012 - Cineclube exibe filme Premiado (Melhor Argumento Original)

Fev. 29 MEIA-NOITE EM PARIS
Sala Manoel de Oliveira - 21h30

MEIA NOITE EM PARIS (Midnight in Paris) de Woody Allen com Kathy Bates e Owen Wilson 2011 – 93min – M/12 ano

Gil e Inez (Owen Wilson e Rachel McAdams) estão noivos e de visita a Paris. De casamento marcado, eles têm ainda algumas dificuldades em acertar agulhas no que diz respeito à vida em comum. Ele é um argumentista de Hollywood com "síndroma da Idade de Ouro" que sonha viver em Paris e escrever o romance da sua vida seguindo os parâmetros dos grandes escritores da história da literatura. Já ela é uma mulher pragmática que aspira a uma vida estável e luxuosa em Malibu, nos EUA. Uma noite, embriagado pela beleza da cidade (e algum vinho), Gil perde-se na cidade e vive a mais extraordinária experiência da sua vida num encontro com personagens que ele julgava existir apenas nos livros e que o farão reformular toda a sua existência.
Uma comédia romântica que marca o regresso de Woody Allen ao seu registo habitual, e que conta ainda com as participações de Marion Cotillard, Léa Seydoux, Carla Bruni, Michael Sheen, Kurt Fuller, Kathy Bates e Adrien Brody.
PÚBLICO


quinta-feira, fevereiro 02, 2012

"CISNE" na Sala Manoel de Oliveira

"Cisne", o novo filme de Teresa Villaverde, será a proposta do Cineclube de Fafe para a sala Manoel de Oliveira no próximo dia 10 de fevereiro (sexta-feira), às 21h30.
A estreia mundial de "Cisne" decorreu no Festival Internacional de Cinema de Veneza e conta com interpretações de Beatriz Batarda, Miguel Nunes e Isabel Pimenta. A personagem central do filme éVera, uma cantora com trinta e alguns anos que volta a Lisboa para encerrar uma série de concertos. É uma história que fala de amor e de uma criança que comete um ato irreversível matando um homem.
“Cisne” é a sexta longa-metragem da realizadora de "Mutantes" (1998) e "Transe" (2006).
Mais uma proposta cultural a não perder!


sábado, janeiro 21, 2012

A Pele Onde Eu Vivo na Sala Manoel de Oliveira

A PELE ONDE EU VIVO
Dia 25 janeiro 2012 - (quarta-feira) 21h30


A Pele Onde Eu Vivo
Título original:La Piel Que Habito
Género:Drama, Thriller
Classificação:M/16
Outros dados:ESP/EUA, 2011, Cores, 120 min.
Há 12 anos, Robert Ledgard (Antonio Banderas), um cirurgião plástico reconhecido pelas suas investigações em terapia celular, perdeu a mulher num terrível acidente de viação que lhe causou queimaduras e lhe desfigurou o rosto. Desde então, vive em clausura na sua mansão, obcecado com a sua nova descoberta: uma pele artificial que, apesar de sensível ao tacto, não sente dor e é quase indestrutível. Porém, o avanço da pesquisa presume encontrar uma vítima que se possa transformar numa cobaia humana. Para isso, o Dr. Ledgard decide ultrapassar todos os conceitos éticos ou deontológicos, tornando uma jovem sua prisioneira.A mais recente obra de Pedro Almodóvar retrata a obsessão, a vingança e a capacidade de sobrevivência. O argumento baseia-se na novela de terror "Mygale", escrita em 1995, pelo francês Thierry Jonquet. PÚBLICO

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Transgressão na Sala Manoel de Oliveira

janeiro 2012 dia 20 (sexta-feira) 21h30
Transgressão
Thriller M16
Data de estreia: 2011-12-08
Título Original: Trespass
Realizador: Joel Schumacher
Actores: Cam Gigandet, Liana Liberato, Nicolas Cage, Nicole Kidman
Produção: Millennium Films
Distribuidora: ZON Lusomundo Audiovisuais
País: EUA Ano: 2011 Género: Thriller Classe Etária: M16
Duração (minutos): 91

Kyle e Sarah Miller (Nicolas Cage e Nicole Kidman), um comerciante de diamantes e uma arquitecta, formam o casal perfeito com uma vida idílica, não fosse a filha Avery (Liana Liberato), uma adolescente a atravessar os típicos problemas da idade. Até que tudo desaba quando um bando de assaltantes disfarçados de polícias irrompe pela casa exigindo tudo o que possuem. Assim, durante quatro horas que lhes parecem uma eternidade, eles são tornados reféns na sua própria casa. E quando Kyle os afronta em defesa da família, segredos e traições serão revelados. PÚBLICO