Website counter

quarta-feira, outubro 13, 2010

XI JORNADAS DE CULTURA ALEMÃ ALARGADAS A FAFE

No âmbito das XI Jornadas de Cultura Alemã, que se realizam em Braga, Fafe recebe (pela primeira vez) de 15 a 28 Outubro, um conjunto de iniciativas, organizadas pelo departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos (DEGE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho, em parceria com o Município de Fafe.
Das iniciativas previstas, destaca-se a inauguração da exposição fotográfica/documental, intitulada «Ortszeit / Hora Local» e evocativa dos vinte anos da queda do Muro de Berlim, a qual ocorre esta sexta-feira, dia 15 de Outubro, às 15 horas, na Galeria da Casa da Cultura e estará patente até ao dia 28 do mesmo mês.
Evidencia-se, igualmente, o Ciclo de Cinema Contemporâneo Alemão – Encontro das Culturas [em colaboração com o Goethe Institut Portugal e Cineclube de Fafe], no auditório da Biblioteca Municipal, com a exibição dos filmes legendados Im Juli (Em Julho), de Fatih Akin (dia 15); One Day in Europe, de Hannes Stoehr (dia 19); Solino, de Fatih Akin (dia 24) e Grave Decisions, de Marcus H. Rosenmueller (dia 26), sempre às 21h30, com acesso livre.

Dia 15 de Outubro
Im Juli (Em Julho) de Fatih Akin 100 min., 2000


Sinopse: Daniel, um jovem jurista estagiário de Hamburgo, parte para Istambul, onde pretende encontrar Malek, uma bela rapariga turca por quem está perdidamente apaixonado. Durante a viagem, o convencional Daniel aceita dar boleia a Juli, uma vendedora de jóias meio destravada, que há muito o ama secretamente. Mas enquanto a romântica Juli alimenta a esperança de que também ele se apaixone por ela, Daniel vive obcecado pelo encontro com a “sua” Malek. E nem sonha que isso será apenas o início de uma turbulenta, engraçadíssima e romântica viagem através do sudeste europeu. Daniel é seduzido e espancado, roubado por uma bela eslovaca e preso pela polícia fronteiriça. Conhece ainda um turco que transporta um cadáver no seu porta-bagagem e fuma o seu primeiro charro com Juli. Com o seu primeiro beijo é que ele parece ter mais problemas…

Nenhum comentário: