Website counter

terça-feira, outubro 26, 2010

O ciclo de Cinema contemporâneo alemão, termina hoje com a exibição do filme “Grave Decicions”

Biblioteca Municipal de Fafe
Dia 26 de Outubro 21h30 entrada livre

Grave Decisions, Marcus H. Rosenmueller 102 min, 2006

Sinopse: Sebastian tem onze anos e vive com o seu pai e o seu irmão mais velho numa aldeia na Baviéra. Ao descobrir que a sua mãe morreu durante o seu parto, Sebastian não se sente só culpado, mas começa a ter cada vez mais medo da morte; todas as noites tem terríveis pesadelos com o 'Julgamento Final', onde é condenado ao purgatório. Para ultrapassar este seu trauma, tenta de tudo para redimir os seus pecados - mas os seus esforços acabam por tornar tudo ainda pior e, no final, o rapazote só vê uma solução para escapar ao purgatório: Tem de se tornar imortal!

domingo, outubro 24, 2010

O ciclo de Cinema contemporâneo alemão, prossegue com a exibição do filme “Solino”

Biblioteca Municipal de Fafe

Dia 24 de Outubro 21h30 entrada livre

Solino, de Fatih Akin 120 min., 2002



No âmbito das XI Jornadas de Cultura Alemã, organizadas pelo departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos (DEGE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho, em colaboração com o Município de Fafe, do Cineclube de Fafe e do Goethe Institut Portugal, promovem um ciclo de cinema contemporâneo alemão, a decorrer entre 15 e 26 de Outubro de 2010, no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe.
A escolha de hoje, recai no filme Solino, do realizador alemão de origem turca Fatih Akain. Sinopse: A pizza e o esparguete chegam à região alemã do Ruhr: em 1964, com a família Amato da Apúlia. A primeira onda de migração para a Alemanha do milagre económico traz os Amatos para a cidade de Duisburg. Através de imagens pitorescas e nostálgicas, Fatih Akin narra um épico de família, abrangendo um período de 20 anos. E enfoca temas como a saudade da terra natal e o ingresso na vida adulta, o sucesso profissional e fracasso pessoal. Porém no centro de tudo, desenrola-se o drama da rivalidade entre irmãos, tema típico de Fatih Akin.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Ciclo de Cinema Alemão Contemporâneo – Encontro das Culturas

One Day in Europe, de Hannes Stoehr 100 min., 2004 entrada livre

19 de Outubro 21h30 Auditório da Biblioteca Municipal
Sinopse: Quatro histórias em quatro cidades diferentes no dia em que em Moscovo se joga a final da Liga dos Campeões entre o Galatasaray Istambul e o Deportivo La Coruña. Todas elas têm em comum um roubo que é participado às autoridades locais dos respectivos países e que, por sua vez, têm formas muito distintas de lidar com as queixas.

quarta-feira, outubro 13, 2010

XI JORNADAS DE CULTURA ALEMÃ ALARGADAS A FAFE

No âmbito das XI Jornadas de Cultura Alemã, que se realizam em Braga, Fafe recebe (pela primeira vez) de 15 a 28 Outubro, um conjunto de iniciativas, organizadas pelo departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos (DEGE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho, em parceria com o Município de Fafe.
Das iniciativas previstas, destaca-se a inauguração da exposição fotográfica/documental, intitulada «Ortszeit / Hora Local» e evocativa dos vinte anos da queda do Muro de Berlim, a qual ocorre esta sexta-feira, dia 15 de Outubro, às 15 horas, na Galeria da Casa da Cultura e estará patente até ao dia 28 do mesmo mês.
Evidencia-se, igualmente, o Ciclo de Cinema Contemporâneo Alemão – Encontro das Culturas [em colaboração com o Goethe Institut Portugal e Cineclube de Fafe], no auditório da Biblioteca Municipal, com a exibição dos filmes legendados Im Juli (Em Julho), de Fatih Akin (dia 15); One Day in Europe, de Hannes Stoehr (dia 19); Solino, de Fatih Akin (dia 24) e Grave Decisions, de Marcus H. Rosenmueller (dia 26), sempre às 21h30, com acesso livre.

Dia 15 de Outubro
Im Juli (Em Julho) de Fatih Akin 100 min., 2000


Sinopse: Daniel, um jovem jurista estagiário de Hamburgo, parte para Istambul, onde pretende encontrar Malek, uma bela rapariga turca por quem está perdidamente apaixonado. Durante a viagem, o convencional Daniel aceita dar boleia a Juli, uma vendedora de jóias meio destravada, que há muito o ama secretamente. Mas enquanto a romântica Juli alimenta a esperança de que também ele se apaixone por ela, Daniel vive obcecado pelo encontro com a “sua” Malek. E nem sonha que isso será apenas o início de uma turbulenta, engraçadíssima e romântica viagem através do sudeste europeu. Daniel é seduzido e espancado, roubado por uma bela eslovaca e preso pela polícia fronteiriça. Conhece ainda um turco que transporta um cadáver no seu porta-bagagem e fuma o seu primeiro charro com Juli. Com o seu primeiro beijo é que ele parece ter mais problemas…