Website counter

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

SALA MANOEL DE OLIVEIRA



Quarta-feira, 6 de Março, 21h30, 2,5 € (sessão evocativa do dia Internacional da Mulher, entrada grátis para Elas)
De: Radu Mihaileanu
2011 | 135 min. | M/12| Itália, Bélgica e França

Numa aldeia do Norte de África, existe uma pequena comunidade fechada, onde as tradições têm ainda um enorme peso no modo de vida e onde as mulheres pouco poder têm para alterar a sua condição. Entre outras tarefas, são elas quem têm de ir buscar água ao cimo de uma montanha, por um caminho longo e difícil. É então que Leila (Leïla Bekhti), uma jovem recém-casada, percebendo a injustiça e o sacrifício inútil, convence as outras mulheres a obrigar os homens a canalizar a água até à aldeia. Para isso elas apenas têm uma arma ao seu alcance: greve de sexo.

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Cirkus Columbia

um filme de Danis Tanović

Dia 13 Fevereiro às 21h30 | entrada: livre

 
Sinopse:
Numa pequena cidade no sul da Bósnia-Herzegovina, a despertar da guerra e depois de anos de domínio comunista, um novo governo democrático é eleito. Todos os “pecadores” do antigo sistema são perdoados e este é um sinal para Divko Buntic regressar a casa e começar uma série de pequenas vinganças após anos de exílio.
 
Regressa à cidade com uma nova mulher,quarenta anos mais nova, um Mercedes novo, um gato preto e imenso dinheiro. A sua primeira vingança bem-sucedida envolve a sua ex-mulher e o filho, que vivem na casa em frente da sua.
Durante algum tempo, parece que Divko e o seu dinheiro levarão a melhor. Mas depois a vida toma um novo rumo. O gato preto, o seu maior orgulho, desaparece numa noite. E Martin, o seu filho, e Azra, a sua nova mulher, apaixonam-se...
Festivais e Prémios:

Festival de Toronto – Selecção Oficial
Festival de Veneza – Venice Days
Festival de Antalya – Golden Orange – Prémio Melhor Filme Estrangeiro

Actores:

Miki Manojlović
Mira Furlan
Boris Ler
Jelena Stupljanin

Ficha Técnica:

Argumento e Realização - Danis Tanović
Argumento - Danis Tanović, Ivica Đikić
Director de Fotografia - Walther Vanden Ende
Montagem - Petar Marković
Direcção de Arte - Dušan Milavec, Sanda Popovac
Produtor - Mirsad Purivatra, Marc Bachet, Čedomir Kolar, Amra Bakšić Čamo

Título Original / Internacional: Cirkus Columbia
Ano de Produção:
2010
País:
Bósnia e Herzegovina
Género:
Longa-metragem
Duração :
113´
Data de estreia em Portugal : 27-09-2012

 

CONVITE - "O BILHETE"


quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus


Dia 6 Fevereiro às 21h30 | entrada: 2,50€

Título original: O Cônsul de Bordéus
De: João Correa, Francisco Manso

Com: Vítor Norte | Género: Drama | Classificação: M/16 | Outros dados: POR, 2011, Cores, 90 min.
Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora. Ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha nazi na sequência da Segunda Grande Guerra, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar (que, durante esses anos, manteve a neutralidade de Portugal), e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França. Revelando uma coragem e determinação invulgares - e consciente do risco para sua vida e a da sua família -, recusou-se a entregar milhares de pessoas a um destino certo nos campos de concentração nazis. Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, ele terá dito: "Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus". Aristides de Sousa Mendes faleceu na miséria, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa. In PÚBLICO